GRUPO DE CONVERSACIÓN EN ESPAÑOL
O Grupo de Conversación en Español é um projeto idealizado e executado pela professora de espanhol Amparo Rodrigues Moreira da escola PJS. Este projeto está em sua segunda edição, pois a primeira aconteceu no segundo semestre do ano letivo de 2012. E agora está de volta! Conheça-o na íntegra e participe!
Venha conversar em espanhol!
1. JUSTIFICATIVA
A crescente importância do espanhol no cenário internacional e as mudanças ocorridas nas
últimas décadas no ensino médio no Brasil faz-nos refletir sobre como proporcionar aos alunos meios para
o seu sucesso acadêmico.
Em um mundo globalizado, falar diferentes idiomas já não é
uma opção, mas um imperativo e não se trata apenas do mundo profissional senão
também das possibilidades de culturas diferentes, lidar com novas tecnologias
ou simplesmente “surfar na internet”.
O idioma espanhol ocupa um lugar cada vez mais relevante
inclusive em países onde não é idioma oficial. Atualmente falar esse idioma
pesa no curriculum de qualquer estudante principalmente quando se está
concorrendo ao mercado de trabalho.
O Projeto: Grupo de Conversación en Español tem por objetivo
oportunizar ao aluno um espaço além da sala de aula para que ele possa aprender
a falar o idioma espanhol com desenvoltura e se possível fluentemente.
Portanto, o referido projeto visa contribuir com o
desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para formar alunos
críticos, autônomos e abertos aos mais variados valores culturais e sociais de
outros países que têm o espanhol como língua oficial.
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
- Oportunizar ao aluno um espaço, além da sala de aula, para
aprender a falar e se comunicar no idioma espanhol de forma clara e fluente.
2.2. ESPECÍFICOS
- Conhecer o idioma espanhol, sua pronúncia e variedades
linguísticas.
- Desenvolver o interesse em povos e culturas diferentes da
sua língua materna.
- Interagir com outras pessoas através da conversação em
língua espanhola.
3. METODOLOGIA
Através do estudo da língua espanhola e de temas
interdisciplinares e interculturais será desenvolvida a seguinte metodologia de
ensino:
- atividades elaboradas adequadamente para o nível de
conhecimento dos alunos.
- atividades que envolvam a gramática, a fonética e a
ortografia do espanhol e entre as diferentes variantes hispânicas.
- leitura e compreensão de textos que estimulem o pensamento
crítico.
- variedade de gêneros, discursos em atividades de leitura e
escrita.
- propostas de trabalhos individuais, em duplas ou em grupos
para estabelecer um ambiente cooperativo.
- audição e interpretação de músicas.
4. PÚBLICO ALVO
- Alunos regularmente matriculados da escola de ensino médio
presidente José Sarney (1º, 2º e 3º anos dos períodos: manhã, tarde e noite).
5. LOCAL E HORÁRIO
- Centro de Multimeios, nas terças-feiras, das 17h45 às 19h.
1º ENCUENTRO: Formas de saludar y desperdirse.
2º ENCUENTRO: Gramática: pronombres personales, demonstrativos, interrogativos; alfabeto, números, géneros; lectura de texto.
3º ENCUENTRO: Audición del alfabeto; pronúncia vogales y consonantes.
4º ENCUENTRO: Audición y comprensión del texto.
5º ENCUENTRO: Lextura del texto: La mujeer de los 90 dice adiós. Qué no espera en el año 2000?
6º ENCUENTRO: Texto de presentación.
9º ENCUENTRO: Audición y lectura del texto: Cómo es tu famíla?/ Algo de vocabulario (advinanzas).
10º ENCUENTRO: Los posesivos/lectura y ejercicios.
11º ENCUENTRO: Audición y lectura del texto: Ah, los hijos.
12º ENCUENTRO: Audición de una canción.
13º ENCUENTRO: Audición de texto/ Realización de tareas relacionadas al texto.
14º ENCUENTRO: Lectura y vocabulario del texto leído.
15º ENCUENTRO: realización de tareas sobre palabras en español. Producción escrita.
10º ENCUENTRO: Los posesivos/lectura y ejercicios.
11º ENCUENTRO: Audición y lectura del texto: Ah, los hijos.
12º ENCUENTRO: Audición de una canción.
13º ENCUENTRO: Audición de texto/ Realización de tareas relacionadas al texto.
14º ENCUENTRO: Lectura y vocabulario del texto leído.
15º ENCUENTRO: realización de tareas sobre palabras en español. Producción escrita.