terça-feira, 22 de março de 2016

FAZENDO A MINHA PARTE, CUIDANDO DO PLANETA!

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Origem da Data

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso e promover a sua sustentabilidade.



Fatos sobre a água

  • O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 bilhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água).
  • Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
  • 30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível 

  • para uso humano.
  • Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial)
  • O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 - menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.
  • A atmosfera da Terra contém aproximadamente 13.000 km3 de água.
  • 70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico. Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua restituição.

O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo, 12% de todas as fontes terrestres. Algumas delas são geograficamente partilhadas com os países vizinhos. É o caso da bacia do Rio Amazonas, a mais extensa rede hidrográfica do planeta, que começa nos Andes peruanos e termina no Oceano Atlântico. Percorre o território do Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%). Por ela, correm 20% das águas doces superficiais do mundo.


A edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos é produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em nome da ONU Água. Com o tema a água e o emprego, ele mostra que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. “Nós temos algo em torno de 1,5 bilhão de pessoas no mundo que ainda têm problemas de acesso à água, seja em quantidade ou em qualidade. Isso afeta o emprego delas também”, disse o coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão.


A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão a agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração, o suprimento de água e saneamento, assim como quase todos os tipos de produção de energia. Esta categoria também inclui empregos em áreas como cuidados de saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas.


Que saibamos usar a água com parcimônia, de forma adequada, sem exageros, pensando sempre em fazer a nossa parte para o bem da humanidade e preservação do planeta Terra. 

Que esse dia, 22 de março, seja celebrado de maneira consciente pelas pessoas, pois sem água a vida em toda a sua forma não seria a mesma. Água é sinônimo de Vida!


A ÁGUA
Ferreira Gullar

esta água que bebes
como vida
e fresca te ilumina a garganta

esta água

feito líquida luz
a propagar-se em teu corpo

é rara no cosmo

certamente pelo menos no sistema solar - 
é rara 
e sua ausência
torna mortos os planetas
que são esferas de gás ou 
quase sem cores

a água inunda de azul nosso planeta

desponta verde nas folhas
vermelha ou amarela nas pétalas
das flores

a água

surgiu tardia no universo
quando o furor
inicial
da matéria se aplacou
e deu vez
a coisas mais sutis
que apareceram
como os tecidos vivos
as lentes de nossos olhos
os sonhos e os pensamentos
que em última instância
da água nasceram



DIA 05 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia).

0077e4e9
Pra começar a falar sobre Mudanças Climáticas, é importante falar de efeito estufa que é um processo natural do nosso planeta. A composição da atmosfera, vapor d’água, dióxido de carbono e outros gases, causa uma proteção natural que serve para manter a temperatura média do Planeta como conhecemos, fator determinante para todos os seres vivos. Sem estes gases, a energia emitida pelo Planeta passaria diretamente para o espaço fazendo com que a nossa temperatura fosse negativa impedindo a vida na Terra.

imagem
O que vem ocorrendo é que por processo natural e ação do homem, por tudo que produz hoje em dia, a quantidade de alguns gases do efeito estufa estão numa quantidade muito maior que o natural, ou seja, eles estão segurando muito mais energia/calor que o natural. Conseqüência? Aumento da temperatura média da Terra ou Aquecimento Global.
Esta expressão não  pode ser confundida com Mudanças Climáticas. Este segundo termo é uma conseqüência do primeiro, ou seja, o clima que conhecemos vai mudando pelo fato da temperatura média da Terra aumentar. Hoje em dia alguns cientistas já apontam mudanças do clima relacionando com o Aquecimento Global. A partir daí, conseqüência até na agricultura, por exemplo. O Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente do Departamento de Agricultura dos EUA afirma que nas fases de reprodução e de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, entre elas milho, trigo e café, já temos efeitos  refletindo em uma queda da produtividade no setor agrícola em países como Brasil e Estados Unidos. Por quê? Aumento da temperatura durante a fase de crescimento e de polinização. 
Especificamente neste ano tivemos um fato inusitado. Nos EUA já começou o verão meteorológico e mesmo assim, ainda tem gelo sobre os  Grandes Lagos da região entre os Estados Unidos e o Canadá, gelo remanescente do congelamento do inverno. Para terem idéia muitos pesquisadores falam que desde o começo das anotações em 1897 nunca houve relato de gelo nesta época sobre a região. 
(Fonte: Blog do Puchals)

E vamos fazendo nossa parte neste dia comemorativo ao meio ambiente: 
Em casa ou em alguma área verde da cidade, plante uma árvore. Ou várias. Isso ajuda a reduzir o impacto da emissão de gases na atmosfera, a amenizar o clima onde você vive e a purificar o ar.

Ciclo Consciente
É preciso repensar o destino dos resíduos materiais que produzimos e reverter o subaproveitamento da reciclagem no país. Pelo bem do planeta e da inclusão social 
por Raphaela de Campos Mello

Resultado de imagem para tião santos
Tião Santos, revelado pelo documentário Lixo Extraordinário (2011), sobre a obra do artista Vik Muniz, é ex-catador fluminense e atual presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, RJ. 

Sua missão: destacar a importância da coleta seletiva e da valorização dos profissionais desse setor.

1. O que as pessoas deveriam saber sobre o lixo que produzem?
Em primeiro lugar, que lixo ocupa espaço - não vai para outro planeta - e gera problemas como a exclusão social e a degradação ambiental. Também deveriam entender que nem tudo o que se produz é lixo. Se o destino for a reciclagem, garrafas PET, embalagens de leite e de pasta dental, além de latinhas de alumínio, entre outros itens,
irão produzir renda, além de promover a inclusão e a cidadania. Sem contar o benefício para a natureza.

2. A possibilidade da reciclagem não acarretaria mais consumo e posterior descarte?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil recicla de 2 a 3% dos resíduos produzidos, sendo que o potencial é de 40%. Na França se recicla mais de 40% dos rejeitos; na Alemanha, quase 80%. Tão importante quanto compreender a necessidade da reciclagem, no entanto, é saber que ela tem seus limites. Não dá para consumir indiscriminadamente apostando apenas nela.

3. De que forma os catadores de material reciclável gostariam de ser vistos pela sociedade?
Essa ainda é uma alternativa de sobrevivência precária para a população mais pobre: 60% dos catadores atuam dentro dos lixões a céu aberto, 30% estão nas ruas rasgando sacos e sofrendo humilhações e somente 10% estão organizados em cooperativas. Esse serviço precisa ser valorizado pela sociedade. Somente quando os catadores forem devidamente remunerados é que suas vidas irão melhorar.

(Revista Bons Fluidos, janeiro 2016).