sexta-feira, 1 de julho de 2016

LIVROS QUE MUDARAM A HUMANIDADE!

A G U A R D E !!
Inicio essa sessão de nosso blog com o Livro das Mutações. Pela linha do tempo este livro está situado no século 50 a.C. (5000 a.C. a 1150 a.C.)

I CHING - O LIVRO DAS MUTAÇÕES  
Nome original: Yi Jing (China)
Autor: Fu Hsi e outros
Edição no Brasil: Pensamento; 1997
Área: Religião; filosofia

DO QUE TRATA:
O I Ching é a base da sabedoria chinesa, um conjunto de estudos que analisa o mundo e o homem, passando por astronomia, matemática, fenômenos, etc. O Livro das Mutações é a obra sagrada e milenar sobre esse ensinamento, que tem como um dos objetivos o autoconhecimento. É mais famoso no mundo ocidental por ser um oráculo (ensina dois rituais, um com moedas e outro com varetas para que o leitor o consulte com perguntas), o que de fato é, mas não apenas. Para entender O Ching devemos primeiro absorver o significado desses termos. Na China antiga, o nome de uma coisa não era considerado apenas um rótulo, mas   "uma expressão do ser", como explica o tradutor, no prefácio da edição brasileira citada. A designação "I" é um símbolo (ou "ideograma") de máxima importância na sabedoria chinesa. Significa mutação, que é o centro do pensamento chinês: tudo é mutável, menos a própria mutação, que é constante, e isso demonstra a essência da vida. "Ching" quer dizer "clássico", ou seja, a tradução em português mais literal da obra seria "O Clássico das Mutações".  

Inicialmente o livro tinha mais símbolos do que palavras, o que exigia uma interpretação rigorosa. Ao longo dos séculos, diferentes sábios acrescentaram textos explicativos, que facilitam a vida do leitor, embora restrinjam o significada mais puro dos símbolos. Os tais símbolos são os 64 hexagramas (figuras formadas por 6 linhas) compostos a partir da combinação de 8 trigramas que representam os estados essenciais da natureza e do universo. Cada um deles vem com um "Julgamento" acompanhado de outros textos interpretativos da figura e no que seu significado pode se desdobrar. A estrutura do livro tem várias ramificações, entretanto sua linguagem não é difícil. Pelo contrário, busca a simplicidade. Mas para isso o leitor tem que entrar no espírito dos orientais e não buscar respostas rápidas ou superficiais. O próprio I Ching ensina isso e o oráculo pode "se negar" a responder a sua pergunta.

QUEM ESCREVEU:
A tradição chinesa atribui a um ser mítico de nome Fu Hsi a criação de toda a base da sabedoria da China, representada na escrita pela I Chng. Fu Hsi teria estudado o céu, a terra, os organismos e nomeado os Kua (cada símbolo), com seus traços e representações simbólicas antes da dinastia Chou (1150 a.C. - 249 a.C.), por volta de 5000 a.C.. Posteriormente, textos foram acrescentados pelo rei Wên  (escreveu os trechos de "Julgamento") e pelo Duque de Chou ("Linhas") já na dinastia homônima. As chamadas "Dez Asas" foram escritas pelo famoso sábio Confúcio, responsável pelo nome "Ching " da obra. Quem trouxe O Livro das Mutações para o mundo ocidental foi o tradutor alemão Richard Wilhelm, em 1923, depois de quase 10 anos de trabalho.


POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
É uma das mais importantes obras do mundo e provavelmente a mais antiga já divulgada. Os chineses foram pioneiros em organizar métodos para a busca do autoconhecimento, por isso a sabedoria desse povo é tido até hoje como sólida referência da cultura oriental.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essencial: 101 Livros que mudaram a humanidade - Editora Abril - 2005.

Clique para saber mais sobre o I Ching e faça uma consulta!



BÍBLIA 
Nome original: não há
Autor: vários
Edição no Brasil: Nova Versão Internacional (Sociedade Bíblica Internacional; 2001)
Área: Religião
Pela linha do tempo a Bíblia está situada no século 1500 a.C. a 100 d.C.


DO QUE TRATA:
Bíblia quer dizer "coleção de livros": ao todo são 66 ou 73 livros (na versão adotada pela Igreja Católica), reunidos na forma como conhecemos hoje somente a partir do século 4 d.C. Divididos em Velho e Novo Testamento, datados de antes e depois de Cristo, respectivamente, foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Por isso não há um título original para a Bíblia, palavra que ganhou tradução em quase todos os países do planeta.
O livro conta muitas histórias, desde a criação do mundo até a vida e morte de Jesus. Fala de profecias como o Apocalipse, sobre o fim do mundo, traz poesias, como os Salmos; contém leis, especialmente nos 5 primeiros livros, que formam a Torah dos judeus; tem cartas aos primeiros cristãos. Os assuntos narrados ali são em boa parte ligados a datas e a personagens comprovadamente históricos - embora haja citações que dependam exclusivamente de fé para serem aceitas como reais. A mensagem da Bíblia prega que o homem, criado por Deus - Ser espiritual e Todo-Poderoso -, tem total liberdade para aceitar ou rechaçar a salvação oferecida por Jesus.

QUEM ESCREVEU:
A Bíblia foi escrita por inúmeros autores, que viveram mais ou menos entre os séculos 16 a.C. e I d.C. Alguns escreveram apenas um livro, outros escreveram uma porção, como o apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do Novo Testamento. Há livros cuja autoria é desconhecida e escritores tão diversos quanto um rei (Davi, autor dos Salmos), um médico (Lucas, autor de um dos evangelhos e de Atos) e um pescador (Pedro, que escreveu três cartas do Novo Testamento).

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Na Bíblia estão contidos os fundamentos de uma das principais religiões do mundo, o cristianismo, adotada por cerca de 20% da população mundial. A base para outra grande religião, o judaísmo, também estão lá, no Velho Testamento, chamado de Bíblia Hebraica.
O Velho Testamento usado pelos protestantes tem os mesmos 39 livros da Bíblia Hebraica, dos judeus. A Igreja Católica, em 1546, no Concílio de Trento, acrescentou 7 livros à lista - e esta é a única diferença entre a Bíblia dos dois grupos, apesar de tantas divergências.
O calendário mundial foi alterado por causa de Jesus, conhecido por meio da Bíblia, que foi ainda o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutemberg. É considerado o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado mais de 2.000 línguas e dialetos diferentes.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essencial: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.






ILÍADA E ODISSÉIA
Nome original: Illyas/Odysseia (Grégia antiga)
Autor: Homero
Edição no Brasil: Planeta Jovem; 2003
Área: Literatura/História
Pela linha do tempo este livro está situado no século 8 a.C.


DO QUE TRATA:
"Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles" é o verso incial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15000 versos relata a fúria do heroi Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o filho do rei de Tróia. Odisséia conta as difíceis aventuras que enfreta Ulisses, rei de Ítaca, e seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o filho, Telêmaco.

QUEM ESCREVEU:
Homero foi um dos primeiros poetas da Grécia antiga. Pouco se sabe sobre sua vida, mas calcula-se que tenha nascido por volta dos séculos 8 ou 9 a.C. Pelo menos 7 cidades gregas disputam a honra de ter sido seu berço. Já houve até quem questionasse a própria existência do poeta.
Levados pelas diferenças de estilo de cada poema, estudiosos há séculos discutem a hipótese de cada um dos textos pertencer a um autor diferente. Ou de ambos serem a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
São os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essência: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.





UPANISHADS 
Nome original: Upanishads (Índia)
Autor: Anônimo
Edição no Brasil: Ibrasa; 1997
Área: Religião
Pela linha do tempo este livro está situado no século 8 a.C ao século 3 d.C.




DO QUE TRATA:
Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo. Originalmente eram cerca de 200 textos, mas 12 são considerados os mais importantes. Por meio de diálogos entre mestre e discípulo, os Upanishads falam sobre a compreensão e alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).


QUEM ESCREVEU:
O autor dos textos é desconhecido, mesmo após estudiosos tentarem em vão descobrir sua identidade. Foi o filósofo Shankara quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu.



POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Os Upanishads também são chamados Vedantas (o fim dos Vedas, escrituras religiosas hindus), não apenas por serem os últimos textos a ser concluídos, mas por reunirem os ensinamentos mais importantes.
Eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu (religião seguida hoje por mais de 500 milhões de pessoas no mundo), a busca do indivíduo por uma conexão com o universal, a realidade absoluta.
Os Upanishads e o Mahabharata se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essência: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.


Resultado de imagem para anacletosANACLETOS
Nome original: Lun Yu (China)
Autor: Confúcio
Edição no Brasil: Martins Fontes, 2005
Área: Filosofia, religião e política


DO QUE TRATA:
Com breves diálogos e anedotas, compilados após a morte de Confúcio, Anacletos é um conjunto de normas de comportamento, cuja essência é o "ren", que pode ser traduzido como "benevolência" ou "humanismo". São um misto de religião, código de ética, ritual social e filosofia política.

Resultado de imagem para confucioQUEM ESCREVE:
Kung-Fu-Tzu (551 a.C. -479 a.C.) - Confúcio é a latinização desse nome, "Venerável Mestre Kung" - passou quase a vida inteira lecionando na China, onde nasceu. 
Tido por muitos como um verdadeiro santo, dizia-se um escolhido do céu com a missão de restaurar o mundo. Ambicionava um emprego no governo para colocar suas ideias em prática, tendo exercido o cargo de ministro da Justiça.
Depois disso, passou 13 anos peregrinando pela China. Morreu aos 72 anos, deprimido e frustrado.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Os ensinamentos deixados por Confúcio ainda permeiam a vida política e social de quase metade das pessoas no mundo.
Suas ideias influenciaram clássicos do Iluminismo no século 16 e ainda hoje estão presentes em costumes e interferem até mesmo no desempenho econômico de países como China, Japão e Coréia.