sexta-feira, 1 de julho de 2016

LIVROS QUE MUDARAM A HUMANIDADE!

A G U A R D E !!
Inicio essa sessão de nosso blog com o Livro das Mutações. Pela linha do tempo este livro está situado no século 50 a.C. (5000 a.C. a 1150 a.C.)

I CHING - O LIVRO DAS MUTAÇÕES  
Nome original: Yi Jing (China)
Autor: Fu Hsi e outros
Edição no Brasil: Pensamento; 1997
Área: Religião; filosofia

DO QUE TRATA:
O I Ching é a base da sabedoria chinesa, um conjunto de estudos que analisa o mundo e o homem, passando por astronomia, matemática, fenômenos, etc. O Livro das Mutações é a obra sagrada e milenar sobre esse ensinamento, que tem como um dos objetivos o autoconhecimento. É mais famoso no mundo ocidental por ser um oráculo (ensina dois rituais, um com moedas e outro com varetas para que o leitor o consulte com perguntas), o que de fato é, mas não apenas. Para entender O Ching devemos primeiro absorver o significado desses termos. Na China antiga, o nome de uma coisa não era considerado apenas um rótulo, mas   "uma expressão do ser", como explica o tradutor, no prefácio da edição brasileira citada. A designação "I" é um símbolo (ou "ideograma") de máxima importância na sabedoria chinesa. Significa mutação, que é o centro do pensamento chinês: tudo é mutável, menos a própria mutação, que é constante, e isso demonstra a essência da vida. "Ching" quer dizer "clássico", ou seja, a tradução em português mais literal da obra seria "O Clássico das Mutações".  

Inicialmente o livro tinha mais símbolos do que palavras, o que exigia uma interpretação rigorosa. Ao longo dos séculos, diferentes sábios acrescentaram textos explicativos, que facilitam a vida do leitor, embora restrinjam o significada mais puro dos símbolos. Os tais símbolos são os 64 hexagramas (figuras formadas por 6 linhas) compostos a partir da combinação de 8 trigramas que representam os estados essenciais da natureza e do universo. Cada um deles vem com um "Julgamento" acompanhado de outros textos interpretativos da figura e no que seu significado pode se desdobrar. A estrutura do livro tem várias ramificações, entretanto sua linguagem não é difícil. Pelo contrário, busca a simplicidade. Mas para isso o leitor tem que entrar no espírito dos orientais e não buscar respostas rápidas ou superficiais. O próprio I Ching ensina isso e o oráculo pode "se negar" a responder a sua pergunta.

QUEM ESCREVEU:
A tradição chinesa atribui a um ser mítico de nome Fu Hsi a criação de toda a base da sabedoria da China, representada na escrita pela I Chng. Fu Hsi teria estudado o céu, a terra, os organismos e nomeado os Kua (cada símbolo), com seus traços e representações simbólicas antes da dinastia Chou (1150 a.C. - 249 a.C.), por volta de 5000 a.C.. Posteriormente, textos foram acrescentados pelo rei Wên  (escreveu os trechos de "Julgamento") e pelo Duque de Chou ("Linhas") já na dinastia homônima. As chamadas "Dez Asas" foram escritas pelo famoso sábio Confúcio, responsável pelo nome "Ching " da obra. Quem trouxe O Livro das Mutações para o mundo ocidental foi o tradutor alemão Richard Wilhelm, em 1923, depois de quase 10 anos de trabalho.


POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
É uma das mais importantes obras do mundo e provavelmente a mais antiga já divulgada. Os chineses foram pioneiros em organizar métodos para a busca do autoconhecimento, por isso a sabedoria desse povo é tido até hoje como sólida referência da cultura oriental.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essencial: 101 Livros que mudaram a humanidade - Editora Abril - 2005.

Clique para saber mais sobre o I Ching e faça uma consulta!



BÍBLIA 
Nome original: não há
Autor: vários
Edição no Brasil: Nova Versão Internacional (Sociedade Bíblica Internacional; 2001)
Área: Religião
Pela linha do tempo a Bíblia está situada no século 1500 a.C. a 100 d.C.


DO QUE TRATA:
Bíblia quer dizer "coleção de livros": ao todo são 66 ou 73 livros (na versão adotada pela Igreja Católica), reunidos na forma como conhecemos hoje somente a partir do século 4 d.C. Divididos em Velho e Novo Testamento, datados de antes e depois de Cristo, respectivamente, foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Por isso não há um título original para a Bíblia, palavra que ganhou tradução em quase todos os países do planeta.
O livro conta muitas histórias, desde a criação do mundo até a vida e morte de Jesus. Fala de profecias como o Apocalipse, sobre o fim do mundo, traz poesias, como os Salmos; contém leis, especialmente nos 5 primeiros livros, que formam a Torah dos judeus; tem cartas aos primeiros cristãos. Os assuntos narrados ali são em boa parte ligados a datas e a personagens comprovadamente históricos - embora haja citações que dependam exclusivamente de fé para serem aceitas como reais. A mensagem da Bíblia prega que o homem, criado por Deus - Ser espiritual e Todo-Poderoso -, tem total liberdade para aceitar ou rechaçar a salvação oferecida por Jesus.

QUEM ESCREVEU:
A Bíblia foi escrita por inúmeros autores, que viveram mais ou menos entre os séculos 16 a.C. e I d.C. Alguns escreveram apenas um livro, outros escreveram uma porção, como o apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do Novo Testamento. Há livros cuja autoria é desconhecida e escritores tão diversos quanto um rei (Davi, autor dos Salmos), um médico (Lucas, autor de um dos evangelhos e de Atos) e um pescador (Pedro, que escreveu três cartas do Novo Testamento).

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Na Bíblia estão contidos os fundamentos de uma das principais religiões do mundo, o cristianismo, adotada por cerca de 20% da população mundial. A base para outra grande religião, o judaísmo, também estão lá, no Velho Testamento, chamado de Bíblia Hebraica.
O Velho Testamento usado pelos protestantes tem os mesmos 39 livros da Bíblia Hebraica, dos judeus. A Igreja Católica, em 1546, no Concílio de Trento, acrescentou 7 livros à lista - e esta é a única diferença entre a Bíblia dos dois grupos, apesar de tantas divergências.
O calendário mundial foi alterado por causa de Jesus, conhecido por meio da Bíblia, que foi ainda o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutemberg. É considerado o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado mais de 2.000 línguas e dialetos diferentes.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essencial: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.






ILÍADA E ODISSÉIA
Nome original: Illyas/Odysseia (Grégia antiga)
Autor: Homero
Edição no Brasil: Planeta Jovem; 2003
Área: Literatura/História
Pela linha do tempo este livro está situado no século 8 a.C.


DO QUE TRATA:
"Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles" é o verso incial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15000 versos relata a fúria do heroi Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o filho do rei de Tróia. Odisséia conta as difíceis aventuras que enfreta Ulisses, rei de Ítaca, e seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o filho, Telêmaco.

QUEM ESCREVEU:
Homero foi um dos primeiros poetas da Grécia antiga. Pouco se sabe sobre sua vida, mas calcula-se que tenha nascido por volta dos séculos 8 ou 9 a.C. Pelo menos 7 cidades gregas disputam a honra de ter sido seu berço. Já houve até quem questionasse a própria existência do poeta.
Levados pelas diferenças de estilo de cada poema, estudiosos há séculos discutem a hipótese de cada um dos textos pertencer a um autor diferente. Ou de ambos serem a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
São os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essência: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.





UPANISHADS 
Nome original: Upanishads (Índia)
Autor: Anônimo
Edição no Brasil: Ibrasa; 1997
Área: Religião
Pela linha do tempo este livro está situado no século 8 a.C ao século 3 d.C.




DO QUE TRATA:
Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo. Originalmente eram cerca de 200 textos, mas 12 são considerados os mais importantes. Por meio de diálogos entre mestre e discípulo, os Upanishads falam sobre a compreensão e alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).


QUEM ESCREVEU:
O autor dos textos é desconhecido, mesmo após estudiosos tentarem em vão descobrir sua identidade. Foi o filósofo Shankara quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu.



POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Os Upanishads também são chamados Vedantas (o fim dos Vedas, escrituras religiosas hindus), não apenas por serem os últimos textos a ser concluídos, mas por reunirem os ensinamentos mais importantes.
Eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu (religião seguida hoje por mais de 500 milhões de pessoas no mundo), a busca do indivíduo por uma conexão com o universal, a realidade absoluta.
Os Upanishads e o Mahabharata se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.

Fonte: Revista Super Interessante - Coleção Super Essência: 101 livros que mudaram a humanidade - Editora Abril, 2005.


Resultado de imagem para anacletosANACLETOS
Nome original: Lun Yu (China)
Autor: Confúcio
Edição no Brasil: Martins Fontes, 2005
Área: Filosofia, religião e política


DO QUE TRATA:
Com breves diálogos e anedotas, compilados após a morte de Confúcio, Anacletos é um conjunto de normas de comportamento, cuja essência é o "ren", que pode ser traduzido como "benevolência" ou "humanismo". São um misto de religião, código de ética, ritual social e filosofia política.

Resultado de imagem para confucioQUEM ESCREVE:
Kung-Fu-Tzu (551 a.C. -479 a.C.) - Confúcio é a latinização desse nome, "Venerável Mestre Kung" - passou quase a vida inteira lecionando na China, onde nasceu. 
Tido por muitos como um verdadeiro santo, dizia-se um escolhido do céu com a missão de restaurar o mundo. Ambicionava um emprego no governo para colocar suas ideias em prática, tendo exercido o cargo de ministro da Justiça.
Depois disso, passou 13 anos peregrinando pela China. Morreu aos 72 anos, deprimido e frustrado.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE:
Os ensinamentos deixados por Confúcio ainda permeiam a vida política e social de quase metade das pessoas no mundo.
Suas ideias influenciaram clássicos do Iluminismo no século 16 e ainda hoje estão presentes em costumes e interferem até mesmo no desempenho econômico de países como China, Japão e Coréia.

4 comentários:

  1. Neste espaço vou divulgar livros que mudaram a humanidade, ou seja, livros que fizeram com que os homens mudassem sua forma de pensar, seus sentimentos e conceitos sobre Deus, sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros. E dessa maneira, contribuiram para o desenvolvimento e progresso da história da humanidade, pois esses livros criaram as bases de todas as ciências.
    São livros que estão presentes até hoje de forma direta ou indireta em nossas vidas.
    Farei um relato do livro, quem escreveu e por que mudou a humanidade e acrescentarei comentários pessoais sobre o mesmo.

    FIQUE ATENTO, POIS EM BREVE ESTAREI DIVULGANDO O 1º LIVRO QUE MUDOU A HUMANIDADE!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,
    Sou Silvana e me interessei por este blog por ser grande amiga da Professora Amparo. Pessoa maravilhosa!!!! E a idéia de divulgar esses livros é excelente. Teremos a oportunidade de nos aproximarmos da literatura de uma forma concreta, conhecendo livros que influenciaram e até mudaram a vida das pessoas. Estou curiosa para saber que livros são esses. Alguém arrisca um palpite? Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gente! Há alguns anos consulto I Ching, esse livro que é o mais antigo oráculo chinês. Há vários métodos de consultar esse livro, os mais tradicionais são através das varetas e das moedas. O método que utilizo é um método mais simples: o das cartas. Não sou uma estudiosa do Livro das Mutações, porém gosto muito de sua linguagem bastante metafórica, cheia de símbolos e misteriosa. Quando lanço as cartas creio que há uma mensagem onde tento decifrar de acordo com o que estou vivendo no momento. Tudo muito natural, leve, sem radicalismos e com alegria. Abraços, professora Amparo.

    ResponderExcluir