sábado, 14 de maio de 2016

ARTIGOS PRA LÁ DE INTERESSANTES!!

Inaugurando esse espaço de reflexão e aprendizado, trazemos algumas das palavras sábias de nosso inesquecível mestre Paulo Freire:

"Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo. Não há, por outro lado, diálogo, se não há humildade. A pronúncia do mundo, com que os homens o recriam permanentemente, não pode ser um ato arrogante. O diálogo, como um encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus polos (ou um deles) perdem a humildade. Como posso dialogar se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
Como posso dialogar, se me admiro como um homem diferente, virtuoso por herança, diante dos outros, meros 'isto', em quem não reconheço outros eu?
Como posso dialogar, se me sinto participante de um gueto de homens puros, donos da verdade e do saber, para quem todos os que estão fora são 'essa gente', ou são 'nativos inferiores'?
Como posso dialogar, se parto de que a pronúnca do mundo é tarefa de homens seletos e que a presença das massas na história é sinal de sua deterioração que devo evitar?
Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?
Como posso dialogar se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?
(...) Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito a caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais."
Paulo Freire, 1987



A IMPORTÂNCIA DA LEITURA



A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento, portanto fundamental à própria vida do ser humano, pois permite que o homem possa compreender o mundo e situar-se com todos em discussões e críticas.


Toda leitura possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento da comunicação oral e escrita.






Ler não é só uma ponte para a tomada de consciência, como também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender sua própria existência como ser social.


A leitura deve está intimamente ligada ao processo educacional, portanto é da responsabilidade da instituição escolar incentivar o educando a participar ativa e democraticamente e ter acesso ao patrimônio histórico, cultural e científico da humanidade presente nos vários tipos de livros.


Há livros para todas as idades, todo tipo de leitor e livros que tratam de diversos assuntos os mais variados possíveis. É só imaginar e ir em busca daquele que melhor lhe agrada. Que tal você fazer um passeio na Biblioteca de sua escola? Com certeza você terá uma surpresa!






Então aluno (a): leia, leia e leia! A leitura fará de você uma pessoa bem informada, comunicativa, inteligente, preparada para o mundo moderno, com uma boa escrita e capaz de transpor todas as dificuldades que apareçam em seu caminho.


Aproveite o Projeto: Estímulo à leitura, o prazer da descoberta e torne-se um (a) leitor (a) assíduo (a) a partir de agora.
Boas leituras!!


Professora Amparo Rodrigues Moreira






VAMOS PLANTAR?

A árvore do prazer de ler pode demorar a se desenvolver e brotar. Mas é certo que dela colheremos frutos saborosos!
Por Tino Freitas

É provável que você, leitor, tenha desenvolvido uma intimidade com a leitura literária na escola ou na sua casa. Ou em ambos. São esses os lugares onde as sementes da árvore do prazer em ler (ações de incentivo à leitura) mais florescem; e onde se é possível ter mais adubo à disposição (livros) e ferramentas (gente próxima como pais, irmãos, tios, amigos e professores) para plantar e regar esse saboroso fruto (o leitor).

Poucas pessoas se apaixonam pela leitura (e pela literatura) de forma autônoma, como um fruto que cai no chão, espatifa-se e cuja semente brota pura e simplesmente pela intensa força de vontade de se fazer viva. É raro, mas acontece.

Olhando de perto a nossa realidade, muitas vezes não há sementes, ferramentas e adubos em casa, nem na escola. E crianças tornam-se infrutíferas nessa seara.

Porém, há outra forma de cultivo que se desenvolve a passos lentos, mas largos, em nosso país: a formação do leitor na comunidade.

Há, no Brasil, uma série de “especialistas” fora do lar, fora da escola, longe da academia, que – de formas simples e distintas – têm ajudado a formar leitores a partir de dois alicerces aparentemente ao alcance de todos nós: compartilhando sua paixão (pela literatura e pelo ser humano), e oferecendo o acesso ao livro.

A barracoteca de Otávio Junior, no Morro do Alemão (RJ), a borrachalioteca, de Marco Túlio, em Sabará (MG), o Jegue Livro, de Elza Maria, em Alto Alegre do Pindaré (MA). E ainda a Biblioteca dos Roedores de Livros, coordenado por Ana Paula Bernardes, são exemplos de trabalho de incentivo à leitura que, de fato, formam leitores, e que podem ser multiplicados. Não é fácil, mas é possível.

Para formar um acervo para o tal “acesso ao livro”, você pode planejar uma ação entre amigos, na escola do seu filho, na lista de presentes do seu aniversário. Seja criativo e persuasivo. E que modo mais simples de começar uma ação do que carregar os livros numa caixa e mediar a leitura numa praça da sua cidade?

De frente para os leitores, mostre-se íntimo da história e leia-a. Esteja sempre com o livro na mão. Dessa forma, os leitores verão com mais clareza que, embora você tenha vindo “de longe”, a história a que você emprestou a voz com paixão, ritmo e fluidez saiu de um livro.

Não se esqueça do outro alicerce: o afeto. Os leitores-ouvintes desejarão folhear o livro, para se parecerem com você, descobrir o que há ali que tanto encantou a ti, da mesma forma que a gente repete um gesto do pai ou da mãe, por admiração.

O bom mediador e seus futuros leitores necessitam desse vínculo emocional como aqueles que encontramos em casa ou na escola. E isso, no meio da comunidade, entre desconhecidos, pode levar algum tempo. Assim como uma semente demora para se desenvolver e brotar. Mas dessa árvore, saiba, é certo: colheremos frutos saborosos. Vamos plantar?

Tino Freitas é escritor e mediador de leitura do Projeto Roedores de Livros.
Revista Carta na Escola, agosto de 2012.




Como professor, qual é, em sua opinião, o maior desafio para quem ensina!


Outro dia me encontrei com a representante de uma organização que envolve dezenas de professores aqui nos Estados Unidos e perguntei a ela: "O que diferencia os melhores professores dos demais?" Ela comentou que muitas pessoas acreditam que os melhores professores são os que dão as aulas mais atraentes, mas que não é isso que diferencia um bom professor. Outras valorizam mais os profissionais que têm títulos, como o PhD, mas que também não é isso que faz os melhores professores. Para ela, os professores que realmente fazem com que seus alunos evoluam no conhecimento, que conseguem motivar e fazer com que os estudantes percebem que eles próprios devem assumir responsabilidades sobre si mesmos e sobre sua educação são os melhores. Assim, acredito que o grande desafio para os professores é saber como, entre todas as suas tarefas, criar tempo para poder estabelecer essas importantes conexões pessoais com os alunos, e fim de exercer o importantíssimo papel de adulto na vida deles - às vezes, o papel do principal adulto - e ajudar a fazer com que os jovens acreditem em si mesmos, que se sintam capazes e motivados para realizar coisas e para que se sintam donos de seu destino. O aluno que tiver em sua vida aquele professor que gire a chave em sua cabeça, que faça com que, no lugar de encarar a escola e o estudo como obrigação, entenda que adquirir conhecimento é fundamental para que ele venha a ter uma boa carreira, um bom futuro, estará sendo programado para os próximos 60 anos de sua vida. Este é o segredo de ensinar - e espero que estejamos desenvolvendo ferramentas que liberem mais tempo para que os professores possam se dedicar mais a essa conexão fundamental com seus alunos.
Salman Khan (Fonte: Revista Pátio, Ano V, nº 19, dez 2013 a fev 2014).





Resultado de imagem para desiderata



Passe sem se perturbar por entre os ruidosos e apressados, lembrando-se da paz que existe no silêncio. Sem ser subserviente, faça o possível para tratar bem a todas as pessoas. Transmita sua verdade suave e claramente e saiba ouvir até os tolos e ignorantes, pois eles também têm sua história para contar.

Evite as pessoas agressivas e barulhentas: elas perturbam o silêncio e o espírito. Evite estabelecer termo de comparação entre você e os outros, pois isto poderá torná-lo vazio e amargo, porque sempre haverá pessoas melhores e pessoas piores do que você. Alegre-se com os seus planos tanto quanto as suas realizações.

Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mas cultive a humildade, pois ela representará um patrimônio para você no meio das mutações da vida.

Seja cauteloso nos seus negócios, pois o mundo está cheio de surpresas; sua cautela, entretanto, não deverá cegá-lo a ponto de não reconhecer a virtude que existe ao seu redor; muita gente se esforça por ideais mais elevados, e o mundo está cheio de heroísmo.

Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeição. Tampouco encare o amor com cinismo; pois apesar de tanta insensibilidade e desencantamento, o amor é perene como a relva.

Aceite prazerosamente o conselho dos anos; desprenda-se com nobreza das coisas da juventude. Cultive a força de espírito para que ela o proteja nos momentos de súbito infortúnio. Não se deixe deprimir por suas próprias imaginações; muitos temores nascem da fadiga e da solidão. Ao impor a si próprio uma disciplina salutar, encare-a, porém, com brandura.

Tanto quanto as árvores e as estrelas, você também faz parte integrante do universo e tem o direito de estar aqui. Mesmo que não entenda a razão de muitas coisas, o universo evolui exatamente como devia.

Esteja em paz com Deus, seja qual for à forma como você O vê. E sejam quais forem os seus trabalhos ou aspirações, em meio à ruidosa confusão da vida, esteja em paz com a sua alma.
Embora sabendo que o mundo está cheio de lidas, incompreensões e desenganos, ainda assim ele é lindo! Esforce-se para ser feliz!

(Texto existente na Igreja de Saint Paul, Baltimore, EUA, datado de 1692.)


('Desiderata' é uma palavra de origem latina que significa 'aquilo que se deseja', 'aspiração'). 


Resultado de imagem para clarice lispector
No dia 04 de abril de 2016 foi publicada uma reportagem no jornal O Povo sobre uma de nossas mais amadas e lidas escritoras, a maravilhosa Clarice Lispector. Vou postar esse artigo para a apreciação de todos vocês, seguidores desse blog que fica a cada dia mais atual e interessante.


Clarice aos quatro ventos
Interesse pela obra da autora se renova com olhar lançado pela crítica internacional. Em maio, coletânea de contos será publicada no Brasil.


Resultado de imagem para clarice lispector

Desde que a crítica estrangeira se rendeu à produção de Clarice Lispector, os jovens leitores encaram uma pergunta: quem é a escritora de linguagem cotidiana e desafiante ao mesmo tempo? 
Nascida na Ucrânia, ela chegou ao Brasil ainda criança com os pais e as duas irmãs. Passou por Maceió e Recife até tornar-se uma carioca do Leme. E de 1944 até 1977, anos do primeiro e do último livro publicados em vida, desafiou as pilastras da literatura nacional -encantando o público e dividindo as opiniões dos ensaístas. 
Mas não é de agora o interesse pelo legado da autora. Por aqui despontam, anualmente, centenas de pesquisas acadêmicas acerca de seus romances, contos e crônicas. E a presença dos livros clariceanos no portfólio de editoras garantiu o alcance fácil para as novas gerações.

Clarice tem uma escrita cotidiana, versátil e instigadora. Desde a publicação de Perto do Coração Selvagem, primeiro romance, milhares de leitores foram sendo conquistados. O reconhecimento da escritora aconteceu ainda em vida, mas foi apenas depois da morte, em 1977, que os limites de disseminação foram ultrapassados - acredita Teresa Monteiro, biógrafa e pesquisadora da obra de Clarice. Teresa lidera um movimento de memória nos locais preferidos de Clarice no Rio de Janeiro. A mobilização culminou com o projeto de implantação de uma estátua da escritora na Praia do Leme -semelhante aos monumentos de Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana, e de Rachel de Queiroz, no Centro de Fortaleza. A peça está sendo produzida pelo artista plástico Edgar Duvivier.

Em 2015, Clarice Lispector passou a receber uma atenção especial da crítica e dos leitores. Nos Estados Unidos, a publicação da biografia Clarice, (Clarice Vírgula) fez um novo público conhecer a narrativa peculiar da escritora. A pesquisa foi organizada pelo norte-americano Benjamin Moser, que virá ao Brasil em julho para a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). A coletânea The Complete Stories, também organizada por Moser, reúne em um único volume todos os contos de Clarice e figurou na lista dos melhores livros do The New York Times no ano passado. A compilação recebeu o “Pen Translation Prize”, honraria internacional para as melhores traduções do ano. Em nota, os juízes do prêmio ressaltam que as histórias são diversas em “tom, humor, perspectiva, assunto e peculiaridades”.

A biografia escrita por Moser, que teve as primeiras edições publicadas pela extinta Cosac Naify, será republicada pela Companhia das Letras. Por meio da assessoria de imprensa, a editora afirmou não ter previsão do lançamento, mas garantiu que o livro chegará ao mercado. Já a coletânea de contos completos, inédita no Brasil, ganhará uma versão em português, com lançamento previsto para 2 de maio pela Rocco. A assessoria da editora não deu maiores informações sobre a apresentação do livro. É a primeira vez que todos os contos da autora são reunidos em um único volume.

Taciana Oliveira, cineasta responsável por A Descoberta do Mundo, filme que costura elementos de videoarte e documentário para explicar a trajetória clariceana, ressalta o interesse nacional pela produção da autora. Apesar de, no Brasil, Clarice ter sido apontada como escritora hermética, nunca houve um esquecimento de sua obra, aponta Taciana. "Há uma busca na classe acadêmica brasileira para saber quem é e entender Clarice Lispector. Tanto que na década de 1990 já haviam sido lançadas biografias e todos os anos a academia publica teses, artigos e dissertações sobre a autora. O volume extenso de pesquisas ajudou a nortear os leitores”, aponta. Taciana projeta um segundo filme sobre a vida da escritora – dessa vez, com linguagem ficcional. A primeira parte do documentário foi exibida na Alemanha e nos EUA. Em 2016, serão feitas sessões na Holanda, na Grécia e em Portugal.

 A autora mais citada (e confundida) da internet
Redes sociais não poupam citações e memes de Clarice Lispector. Mesmo assim, podem ser um atrativo para conquistar para novos leitores.

Resultado de imagem para clarice lispector


Junto das centenas de postagens utilizando citações de Clarice Lispector podem surgir dezenas de novos leitores. O encontro com as frases através das redes sociais funciona como porta de entrada para a obra da autora. Desde os tempos do extinto Orkut, a brasileira foi amada por internautas que garimpavam frases de romances, contos e crônicas. Agora, é no Twitter e no Facebook que mais figuram composições clariceanas – em comunidades e páginas. Mas, com tanta disseminação, surgiram as falsas postagens, atribuindo a Clarice a autoria de composições jamais pronunciadas pela escritora.

“É natural que com a internet aconteceu um grande salto para o sucesso, pois sua obra passou a ser divulgada com mais facilidade. Mas há que considerar também que a literatura de Clarice fala diretamente da e para a intimidade, registrando movimentos da alma difíceis de serem detectados e descritos. O seu sucesso tem a ver sobretudo com uma notável capacidade de apreender tais meandros da experiência interior de personagens. Há que considerar também que, se  a rede, por um lado, divulga a literatura de Clarice, por outro faz trabalho contrário, na medida em que divulga textos de uma falsa Clarice, textos que ali aparecem como se fossem de Clarice mas que, na verdade, não são. E isso é péssimo”, pontua Nádia Batella Gotlib, uma das principais biógrafas da escritora, em entrevista ao O POVO, por e-mail.


A estudiosa Teresa Monteiro lembra que a escritora era visitada através redes sociais antes do Twitter e do Facebook despontarem. “Logo quando a comunicação online ficou acessível no Brasil, houve um boom de Clarice Lispector. No Orkut existiam comunidades com mais de um milhão de leitores. E eu indagava: como uma escritora pode ter tantos seguidores em um país onde o acesso à literatura ainda é mínimo?”.


Para a pesquisadora, parte dos fãs virtuais de Clarice Lispector é abastecida por frases esparsas. Mas a mobilização em torno da obra funciona como uma provocação para novos leitores. “Já vi pessoas que não conhecem os livros, mas cultivam citações soltas. Entretanto, há uma parcela significativa que se interessa e procura outras fontes, descobrindo o universo da autora. O fenômeno literário também está vinculado a internet. Um leitor pode se interessar por uma citação e buscar o livro. A minha geração, mais velha, não teve acesso a esse canal”, explica Teresa Monteiro. (Isabel Costa)



PARA CONHECER CLARICE 


Resultado de imagem para clarice, benjamin moser 
Clarice,
Benjamin Moser
Biografia, 648 páginas
Quanto: R$ 99,00





Resultado de imagem para correspondências clarice lispector

Correspondências
Cartas trocadas com artistas, familiares e intelectuais, 336 páginas
Quanto: R$ 46,00
Disponível: livrariacultura.com.br



Resultado de imagem para entrevistas clarice lispector 
Entrevistas
Entrevistas feitas por Clarice com figuras importantes para a cultura brasileira, 176 páginas
Quanto: R$ 24,00
Disponível: livrariacultura.com.br 



Resultado de imagem para complete stories clarice lispector

Complete Stories
Volume com todos os contos da brasileira traduzidos para o inglês, 640 páginas
Quanto: R$ 145,00
Disponível: livrariacultura.com.br




Resultado de imagem para minhas queridas clarice lispector

Minhas Queridas
Cartas trocadas com as irmãs Tania Kaufmann e Elisa Lispector, entre 1944 e 1959, 328 páginas
Quanto: R$ 39,00
Disponível: livrariacultura.com.br




Postando mais um artigo pra lá de interessante. Esse artigo foi publicado no Jornal O Povo, do dia 04/04/2016, de Lucila Cano.

Resultado de imagem para papel dos pais na educação
PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO
Há algumas semanas participei como ouvinte de uma reunião de pais. O tema proposto ao grupo era o papel dos pais na educação, assunto que, vamos e venhamos, dá conversa para incontáveis reuniões.
A educação é tema amplo e delicado até para os especialistas. Em conversa de pais torna-se recorrente, porque, além da qualidade do que os filhos aprendem na escola, o questionamento que mais aflige os pais é saber como eles próprios estão se saindo nas lições da vida, aquelas que melhor se aprendem em casa do que na rua.
Saber como os pais refletem a respeito do seu papel de educar os filhos é enriquecedor, mesmo que a contribuição venha de um pequeno grupo e que a reunião termine com mais perguntas do que respostas. Pois o diálogo e a troca de experiências favorecem um novo olhar sobre o que está à nossa volta.


COMPETÊNCIA INSTALADA


Resultado de imagem para papel dos pais na educação

Alguém já nasce com alguma competência instalada? Essa foi a primeira provocação do coordenador do grupo de pais, logo seguida de outra: o processo de educação é a junção de igualdades e deficiências de pai e mãe.
 
As respostas vieram aos poucos, nem sempre complementares (o que era de se esperar), mas todas com algum elemento motivador para a reflexão: 1) Não procurar o ótimo já é um bom começo; 2) Encarar a situação do jeito que está e ir se desenvolvendo; 3) Associar a educação com a curiosidade da infância; 4) Respeitar as diferenças, os limites, saber até onde se pode ir; 5) O desenvolvimento (do processo de educação) é lento e o jovem tem pressa; 6) A base moral é importante; 7) Estamos inseridos em um contexto muito violento. A gente supre as necessidades básicas, mas, quando eles crescem, esse papel fica estranho. Quanto eu posso melhorar como pessoa para oferecer ambiente saudável, harmonioso, como se relacionar com os familiares?
Para dar novo impulso à participação dos pais na roda de conversa, o coordenador do grupo fez observações interessantes. Lembrou a todos que criar uma expectativa não pautada na realidade gera frustração. Considerou que ninguém está suficientemente preparado para fazer qualquer coisa e que a regra para educar não pode ser igual para todos, porque os filhos são diferentes. A individualidade é instrumento de desenvolvimento, acrescentou ele.

EQUILÍBRIO EM MOVIMENTO

Resultado de imagem para papel dos pais na educação

A rotação da Terra é de 1.700 km/hora e a translação (a volta em torno do sol) é de 107 mil km/hora, disse o coordenador do encontro para destacar que o equilíbrio é um movimento constante. Por que isso? Para pautar os pais para uma nova reunião sobre o tema.

Segundo ele, as crianças mudam, os pais mudam, o mundo muda e isso, em velocidade fantástica. Antes de buscar respostas, os pais (embora a recomendação seja válida para todos) devem fazer as perguntas certas. E mais: dar atenção a algumas coisas aparentemente simples.
Usou a imagem do quebra-cabeça para falar de método: primeiro as peças são separadas por cor, depois por formato. No entanto, racionalidade não resolve tudo. Comportamento não tem racionalidade.
A educação precisa de tempo, melhor dizendo, a educação precisa que os pais dêem um pouco do seu tempo para os filhos todos os dias. A educação também precisa que os pais dêem o exemplo, mas não só ele. Para valer, a educação precisa do exemplo e da coerência. Ou seja, os pais devem dar o exemplo e se manterem coerentes quanto a ele. Não basta dizer, é necessário fazer o que diz. O grau de aderência dos filhos aos pais que fazem o que falam é significativo.
Para terminar, deixo para o leitor uma última reflexão. Às vezes filho, às vezes pai, desempenhamos diferentes papéis ao longo da vida e, para eles, somos constantemente desafiados. Como bem disse o coordenador do grupo de pais, educar é um exercício de vida. Temos responsabilidade com esse papel e é sempre bom lembrar que responsabilidade não significa obrigação, mas oportunidade. Só se dá responsabilidade a quem possa exercê-la.








Encontrei essa semana entre meus papeis e reportes de jornais uma reportagem do jornal O Povo, de 23 de março de 2014, da jornalista Janaína Marques. Achei bem interessante esse artigo sobre pequenas corrupções e bastante atual para a situação política que estamos passando em nosso país. Creio que pode nos levar a refletirmos um pouco mais sobre nossas condutas e posturas enquanto cidadão.






Corrupção – de grão em grão
Furar fila, colar na prova e sentar em assentos reservados são alguns atos que tornam o país mais corrupto, afirmam especialistas.

Aprender é mudar posturas. Essa foi uma lição dos gregos, especificamente de Platão. Mas, no país do “jeitinho”, levante a mão quem nunca furou fila? Ou colou na prova? Pois estas são algumas das dez posturas que entram na campanha intitulada “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU) na rede social Facebook. O Órgão do Governo Federal que é responsável por fiscalizar o patrimônio público, veiculou uma imagem com dez mensagens, que focam em atitudes antiéticas, ou ilegais, do cotidiano da sociedade brasileira.

 Entre as atitudes citadas pela CGU, estão as ações de falsificar carteirinha de estudante, roubar TV a cabo, comprar produtos piratas e tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas. “Cada qual faz a corrupção que pode fazer: deixar de pagar o imposto de renda, não respeitar os direitos trabalhistas da empregada doméstica, estacionar em lugar proibido, passar no sinal vermelho... Tudo isso é uma forma de tirar vantagem da situação”, analisa o professor de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), André Haguete.
Entendendo corrupção como “tudo aquilo que vai contra a lei ou age a favor de interesses particulares em detrimento dos coletivos”, Haguete concorda que todas essas atitudes possam ser consideradas “corruptas”, mesmo que seja em pequena escala. Para o docente, o tema se relaciona com o “caráter de cada pessoa e uma ética cívica coletiva”.
Outros exemplos não escapam aos olhos. “Um condomínio colocou estacas de cimento na praia e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ameaçou a iniciativa com uma multa. As pessoas decidiram pagar a multa e ir contra a lei, porque tem dinheiro para desobedece-la. E ai?”, afirma, citando uma história verídica.
O sociólogo também não esconde que “todos nós”, alguma vez na vida, já praticamos pelo menos alguma dessas “pequenas corrupções”. “Confesso que quando vou ao exterior sou até mais obediente do que no Brasil”, diz.
Na opinião do professor, a solução para atingir uma mudança efetiva de comportamento, poderia estar no ato de punir o indivíduo, já que “todo mundo sabe o que é proibido”. “Se houvesse uma multa de R$ 1.500 para não jogar lixo pela janela, ninguém faria isso”.
PARA PRESIDENTE O TJCE, CONDUTAS SÃO ANTIÉTICAS
O presidente o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, não considera que condutas como furar filas, falsificar carteirinhas e roubar sinal de TV a Cabo sejam atos corruptos. "São ações antiéticas, antissociais, mas corruptas, não", afirma, acrescentando que estas atitudes não devem ser vistas como ponto de partida de corrupções maiores.
"É muito comum falsificar carteirinhas de estudante, há que usam o sinal WiFi dos outros e quem nunca furou fila?", questiona. O desembargador diz que, em certos casos, essas atitudes são feitas por um princípio de sobrevivência, como "vender produtos falsificados". Ele identifica a falta de "educação doméstica" como um dos fatores que incentivam tais comportamentos. "É um problema cultural", frisa.
Pontes aponta o Brasil como um país corrupto "desde a época de sua colonização". "A corrupção tem aumentado, mas isso se deve ao fato de que há uma reação maior do Estado e da própria sociedade. O povo está cobrando mais ética e transparência, observa.
Contudo, na visão do desembargador, "muitos dos manifestantes que reivindicam seus direitos, acabam votando em políticos corruptos". Mas algo está melhorando, "mesmo de forma lenta e gradativa."
















75 comentários:

  1. o texto é muito bom pois na biblioteca nós apredemos a falar e agir de modo que não ofenda a ninguem!!!!!!
    aluno: Daniel Marcelino Ferreira
    escola Presidente José Sarney

    ResponderExcluir
  2. Nome:Janderson sousa N° 20
    turma:1° ano M
    turno: Manha








    A leitura e muito importante para nossa vida

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas de hoje , não gostam muito de ler,mas elas não sabem da importancia de ler uma historia , principalmente aquelas que têm aventuras, fantásias,e romances,e quem sabe depois dramatizar , aquela historia que você gostou ,e de repete você esta no teatro , so por causa de uma simplis historia a qual você não queria ler. gostei muito do texto !
    Leticia Lilita 1M '

    ResponderExcluir
  4. goatei muito do texto,é bem interesante luana e janaina turno noite 1 m

    ResponderExcluir
  5. A escola PJS ,Um grade Colegio com otimos prof; para desenvolver um bom trabalho de forma que todos os alunos tenhão um otimo aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. A leitura está sempre presente no nossos Dia-a-dia por isso é sempre importante a Leitura...!

    Bruna de Araujo
    Raquel de Araujo 1 M, NOITE

    ResponderExcluir
  7. E MUITO IMPORTANTE FALAR SOBRE A LEITURA,PRINCIPALMENTE PRATICAR ELA,É UMA EXCELENTE INICIATIVA.

    ALUNOs;REGIANE,LUCIA,CAMILA
    SÉRIE:1 ANO[M] NOITE

    ResponderExcluir
  8. a leitura e muito importante e esta presente no nosso dia a dia por isso temos que esta sempre ligados nos livros alunas daniele e raquele

    ResponderExcluir
  9. Oi, turma 1º M!! Muito legal os comentários que vcs fizeram sobre o texto "A importância da leitura". Já estou sabendo que a professora Maria Gadelha conduziu mto bem essa etapa do projeto e vcs foram show. PARABÉNS e continuem lendo bastante! Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. a leitura, abre portas para as pessoas, e esse texto fala que aleitura esta presente no nosso dia-a-dia e em nossas vidas,por tamto ti liga na di`k` ki vamos te dar, L.E.I.AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    ASS: JONATHAN ,EU SEI KI EU SOU BONITO RSR
    TONY YYYYYYYYYYYYYYY segundo de ahga rsrs vlwwwwwwwwww.com.br.tony

    ResponderExcluir
  11. o texto é muito bom pois imsentiva aleutura não comu uma obrigação mas comu oa forma de diverção é uma forma de conhesimento. (josé charmilson 2h )

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto,e o mais importante é essa iniciativa das professoras de estarem cada vez influenciando os alunos a cada vez mais a leiura.A leitura abre porta as varias sençaçoes como tristeza,alegria e sençaçoes de estar viajando...Entao vamos ler cada vez mas e mas..

    ResponderExcluir
  13. Achei muinto interessante pois nos mostra que a leitura é o essencial para nossa vida. A leitura nos torna uma pessoa bem informada, comunicativa, inteligente,e nos preparada para o mundo moderno, e é capaz de transpor todas as dificuldades que apareçam em nosso caminho.

    ResponderExcluir
  14. a leitura é realmente essencial em nossas vidas,pois ela nos possíbilita o conhecimento de várias culturas diferentes etc....

    Débora silva n:36 2:ano h

    Elton perseu n:08 2:ano h

    ResponderExcluir
  15. gostei do texto pois nos textos apredemos coisa novas que nao sabiamos ajuda a refletir a fazer as coisa certas,a leitura e muito para pessoas que nao gostao de sair de casa,a leitura estar no nosso dai-a-dia por isso e importante a leitura!
    RAFAEL VASCONCELOS 2H NOITE

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto pq cita a importancia da leitura em nossas vidas,possibilitando aos leitores diversas sensasoes podendo arrancar lágrimas e sorrisos fazendo de nos passoas bem informadas com um alto nivel intelectual(eu mesmo ja li vários livros).Ler enriquece o vocabulário dentre outros benefício.Achei mega interessante a inciativa das professoras com os alunos,dando-nos interesse em descobrir outros mundos.Mairton2ºh.

    ResponderExcluir
  17. e pessoal este e um assunto muito interessante.
    a leitura e muito importante para nosso crecimento.
    (mental)
    para aqueles que gostam de argumentar falar criticar, ou ate mesmo para aqueles que gostam de conhecer pessoas novas.
    a leitura e um estrumento de grande imporatcia.
    por isso pessoal mesmo que voce nao goste de ler aqueles livros de hisria, portugues.
    leio o que li intereça.
    conhecimento e tudo.
    por isso eu li digo leia leia leia.

    ResponderExcluir
  18. ler é muito bom para desenvolver informaçães para ter mais conhecimento por que a leitura é uma coisa que esta presente no nosso dia a dia.

    maria do socorro do 2 h

    ResponderExcluir
  19. OI GOSTEI MUITO DA LEITURA,ACHO MUITO IMPORTANDE PARA TODOS NÓS APRENDERMOS, PRINCIPALMENTE PRATICARMOS A LEITURA NO DIA A DIA, _ JA ESTOU SABENDO QUE TEM MUITOS PROJETOS DE LEITURA. LEANDRO -2º H.

    ResponderExcluir
  20. esi textu relata u desenvouvimentu da leitura iu cnhecimentu para u ser humano.

    franço willians ribeiro da siuva;2h.15

    ResponderExcluir
  21. Oi, turma do 2º H! Adorei acompanhá-los nesta etapa do Projeto de Leitura. Agradeço também a professora Gezilane, sua disponibilidade e interesse pelo projeto. Percebi que vocês mostraram-se interessados em ler o texto e postar seus comentários, adorei todos os comentários. E claro, têm alguns erros de ortografia, portanto, mais empenho em escrever corretamente e lembrando que a leitura pode auxiliar vocês nesta tarefa que é produzir um texto. Continuem lendo bastante, abraços!! Professora Amparo.

    ResponderExcluir
  22. EU GOSTEI MUITO PORQUE A LEITURA E UM MEIO ONDE PODEMOS VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR,A LEITURA FAZ SENTE EM UM LUGAR ONDE NUNCA ESTIVEMOS,ONDE SUPERAMOS TODAS AS DIFICULDADES TANTO NA ESCRITA COMO TBM NA NOSSA FALA. LEONARA 1H

    ResponderExcluir
  23. eu gostei muito,acho que é muito emportante para todos os alunos,pricipalmente par que nos melhore a leitura e a escritura e a leitura desenvolvi muito o ser humano
    _lidiane hellen -1H

    ResponderExcluir
  24. Adorei o blog, achei muito interessante o texto sobre a leitura, e o que a leitura nos traz pra gente!

    Lareska Arcanjo!! 1 ano H- Tarde.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. gostei muito do blg,é uma boa influencia para nós alunos...
    ANA PATRICIA 1H TARDE.BJSS

    ResponderExcluir
  27. achei o texte muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito interessante !!! :D primeiro 1-h tarde

    ResponderExcluir
  28. jean carlos
    1 ano h tarde
    - achei o texto roxeda ! mt enterresante de si ler .
    gst mt mesmo . e noix aer .
    jeanpeniiel@hotmail.com FACEBOOK&MSN&TWITTER&ORKUT !
    >,<
    obg fortaleza , e so adicionar .!

    ResponderExcluir
  29. A leitura é muito importante para nós, pois é através dela que conhecemos melhor o mundo e novas histórias; como seria nós sem os livros, seria um mundo sem imaginação,sem criatividade, os livros são ótimos companheiros.MARIANA E NAIZA-TURMA-1°H

    ResponderExcluir
  30. quem ler bons livros esta sempre bem informado, tem uma visao critica do mundo,e se espressa melhor para com os outros...tambem passa a melhorar a escrita devido ao conhecimento de palavres novas,tem assunto, ponto de vista,conteúdo etc...
    fora queos cientistas comprovaram que ler faz bem para o corpo e a alma ler acalma os animos tiram a nossa atençao dos poblemas cotidianos da vida a leitura nos transporta para um outro mundo quando lemos passamos de leitores para personagens da historia vivemos as emoçoes do livro na pele como se a historia que a gente esta lendo estivesse acontecendo com a gente é muito bom ler conhecer os principais autores nacionais do nosso pais

    ResponderExcluir
  31. Rickson e Jéssika
    A leitura é muito importante para obtermos o conhecimento,pois é atraves dela que conhecemos o mundo e antigas histtórias.A leitura nos abre o mundo da imaginação e nós permite viaja porele.Porisso que nós apoiamos o projeto de leitura na escola pra que todos possam ter oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  32. A leitura é muito importante para nosso aprendizado. A leitura está ligada a nossa educação.
    Jenne Késsia 1° I
    Jair Veloso 1° I

    ResponderExcluir
  33. e muittto legal a escola nos mostando e ao mesmo tempo ensinando ler e senpre bom e indicavel

    ResponderExcluir
  34. Oi, Turma 1º H! Mto legal todos os comentários, creio que vcs estão lendo bastante e é mto bom saber q o aluno aprova o projeto, assim nos estimula mais a trabalhar sempre c/ bons projetos. Tudo de bom e boas leituras, abraços, professora Amparo.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Turma 1º I! Adorei os comentários e senti falta dos comentários dos outros alunos q estavam presentes no laboratório de informática. Tudo bem, vcs podem acessar o blog qdo quiserem e enviarem seus comentários e reflexões. Um abraço e boas leituras. Professora Amparo.

    ResponderExcluir
  36. Boa Tarde 2° H,
    Gostaria de parabenizar a professora Amparo e as outras professoras integrantes da sala de multimeios que iniciaram o projeto de leitura: O prazer da descoberta, em nossa escola e dizer que estou muito feliz de poder ajuda-las e mais contente ainda, porque o projeto está sendo bem aceito por nossos alunos. Gostaria também de parabenizar a turma do 2° H, pois todos os alunos presentes no dia 28 de novembro leram, discutiram e comentaram o texto. Espero que a partir dessa nova experiência cada um possa estabelecer a leitura em suas vidas como um laser.
    Atenciosamente,
    Professora Gezilane Lima!

    ResponderExcluir
  37. texto interessante gostei apesar de não gostar muito de ler talvez com essa leitura eu possa me interessar mais por livros...
    poor;ANA ERIKA 1º L NOITE

    ResponderExcluir
  38. o texto e muito interesante e sem falar que incentiva todos os alunos a ler eu tenho certeza que o aluno que ler esse texto vai começa a si enteressa a ler mais livros pois a leitura ela ajuda ao aluno a apreder mais sobre a historia ae melhora sua leitura e seu conhecimento.
    aluno;Elton 1ºL Flavio 1º L

    ResponderExcluir
  39. achei muito legal
    !! . gostei muito professora Amparo e uma boua ideia insentivar a leitura junto dos alunos na escola.
    Ricael 1 ano L noite!!( so o cuscuz com ovo )

    ResponderExcluir
  40. a leitura e muito importante para o conhecimento das pessoas,que lendo agente aprende a escreve,conhece varios livros.e achei esse texto muito interresante.. Alessandra 1 L

    ResponderExcluir
  41. Bom eu creio que hoje a leitura é muito importante : tanto na nossa vida cotidiana, quanto na nossa vida particular de conhecimento. Gostaria de dizer que durante este texto tive um certo conhecimento,porque ao ler esse texto compreendie que as pessoas necessitam de conhecimento, necessitam da sabedoria de ser também primeiramente : educadores,cidadãos. finalizando,presisamos ter o conhecimeto,não para mostrar que temos mais para mostrar que somos capazes sim de ter um certo conhecimento, e o use para ensinar as pessoas.
    Ateciosamente,
    Lucas Judá;1º ano L!...

    ResponderExcluir
  42. oi adorei os comentarios e muito legar a secola nos mostando tempo ensinando ler e escrever e sempre bom e indicavel.

    ResponderExcluir
  43. A professora Amparo escreveu um texto para instimular os alunos a ler com o objetivo de ter um futuro mehlor
    Ricardo Glauber 1 l

    ResponderExcluir
  44. oi adorei os comentarios e muito legar a secola nos mostando tempo ensinando ler e escrever e sempre bom e indicavel.
    Charliene 1° L

    ResponderExcluir
  45. A leitura é muitu importante hoje em dia pois atraveis dela descobrimos o prazer de ler. Através do texto descobrimos que ele nos trás beneficios. Valdenia 1° L Irene 1° L

    ResponderExcluir
  46. Eu achei esse comentario muito interesante pois a escola P.J.S tem bons livros para ler e se distrair nos tempos vagos EIZABETH OLIVEIRA 1ºL

    ResponderExcluir
  47. Oi, Turma do 1ºL!! Q legal vcs estarem participando deste projeto de leitura. Quero agradecer de coração a professora Gezilane pela sua disponibilidade e interesse em ceder seu tempo p/ o projeto. E qto aos comentários de vcs sobre o texto achei-os todos excelentes e com certeza vcs vão escrever cada vez melhor. Portanto, continuem lendo bastante. Um grande abraço, professora Amparo.

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite turma do 1° L e todos os colaboradores e organizadores deste projeto!

    Primeiramente, gostaria de dizer que como amante da leitura e professora de língua portuguesa, considero a leitura um ato muito importante na vida de cada cidadão, pois ela além de nos ajudar na interdisciplinaridade escolar, também nos possibilita viajar por mundos desconhecidos.
    Em segundo, gostaria de parabenizar o 1° L por estar participando ativamente desse projeto de leitura.
    E finalmente gostaria de informar a professora Amparo e as outras integrantes da sala de multimeios que nós do 1°L já haviamos iniciado um trabalho com leitura em que primeiramente tivemos uma aula de conscientização sobre a importância da mesma e da sala de multimeios, nessa aula cada aluno pode criar sua própria definição de leitura e falar um pouco de sua experiência com a mesma, em seguida eles foram a sala de multimeios e escolheram livros de seu interesse para lerem e realizarem um trabalho(resumo e socialização da leitura) em sala de aula junto com a turma. Atividade que já gerou muitos frutos.

    Atenciosamente,
    Gezilane Lima!

    ResponderExcluir
  49. Texto muito bom. é importante o incentivo da leitura, pois através dela se expande a mente e se retem conhecimento. bons leitores conquistaram o mundo!!!

    ResponderExcluir
  50. É um texto muito bom educativo, por tanto estimola bastante a leitura. da ate vontade de ler agora... rsrsrs.. realmente a ler é otimo, é muito bom viajar na imaginacao de varios autores.
    JULIANA 2 ANO F NOITE..
    12/12/11

    ResponderExcluir
  51. gostei muito do texto que acabei de ler , ele fala sobre a importancia da leitura na sociedade,fala tambem dos conhecimentos que podemos adquirir atraves dos livros. Clawelton Amaro....

    ResponderExcluir
  52. A leitura é muito importante para quem quer ter um bom conhecimento, e principalmente para quem quer ter um futuro melhor hoje em dia!

    paulo henrique
    2 ano F

    ResponderExcluir
  53. ler é sempre uma metamofose. Rogerio lima 2f noite.

    ResponderExcluir
  54. texto muito bom. ele fala de que a leitura é muito importante nos colegios. e ensentiva o aluno ter mas conhecimentos atraves da leitura.............
    Glauber Glayton 2°f noite

    ResponderExcluir
  55. eu gosto muito de leitura
    porque adquirimos muitos conhecimentos
    na nossas vida
    luucas de carvalho 2*f noite

    ResponderExcluir
  56. a leitura é preciso usar no dia a dia, pois é interessante falar nas escolas sobre a leitura e comentar muito com os alunos.

    ResponderExcluir
  57. a leitura é importante porque com ela é que aprendemos a desivolver as nossa capacidades intelequetual!!
    matheus de souza 2*f noite

    ResponderExcluir
  58. NOSSA EU ACHO A LEITURA UM MAXIMOOO...POIS ATRAVEZ DELA É QUE ADIQUERIMOS UM BOM CONHECIMENTOD (EITA LELE) GRACIANE SILVA 2°fNOITE

    ResponderExcluir
  59. bom texto,incentiva os alunos que leram a buscar cada vez mais o prazer na leitura, e fala muito sobre as vantagens que oleitor adiquire através dela,tal como a pessoa se tornar mais comunicativa e com mais conhecimentos sobre asuntos diverssos!
    2°G NOITE ALUNOS: EDIMARA/GIOVANE

    ResponderExcluir
  60. eu egila ao ler este texto adorei a ponssibilidade entrar no mundo da leitura ao ler vc temmuita facilidade de se comunicar e se espressar o mundo da leitura e fundamental n o nosso contidiano ler facilita a nossa comunicacao sabemos obviamenteque e atraves da nossaleitura e que nos podemos engressar no mumdo da cultura e na sociedade brasiuleira eu particulamente adoro entrar no mundo das leituras ler abre a sua capacidade de se comunicar leia masis pois e bom para a mente e o espirito









    i

    ResponderExcluir
  61. se nós estudamos temos por obrigação apremos a lei faz estar presente em nossa vidas. È atrevés da leitura é que conhecemos ha cada monomentos históriscos e até a culturas brasileiras.
    Fim da historia


    ass: marcela e henrique do 2 ano noite turma: G

    ResponderExcluir
  62. Pra nos e muito importante lermos livros pois renova o nosso conhecimento cada dia que passa.as pessoas gostam de mostra tudo que aprendem com a leitura .... Antonia e Elisama 2g noite

    ResponderExcluir
  63. muito bom esse texto pois mostra a verdade em relação a leitura, a leitura é com certeza uma maneira de adquirir mais conhecimento!
    2° G noite Lenilson n° 19

    ResponderExcluir
  64. Sem dúvida alguma a leitura é uma das melhores ferramentas que existem. Através dela podemos obter conhecimento à cerca de vários assuntos;viajar "nas asas da imaginação";nos tornar melhores escritores,conhecedores de novos mundos e pessoas...jeitos diferentes de ser e viver...
    Ler nos dá a oportunidade de crescer,conhecer,ser,fazer...
    Quando lemos temos a oportunidade de expandir nossa mente e nos qualificamos para também colocarmos para fora,de forma eficaz aquilo que sabemos e sentimos...Somos responsáveis por desenvolver esse hábito saudável e prazeroso e também,de incutirmos nos outros esse desejo ...Parabéns pelo projeto e obrigada por nos dar a oportunidade de fazermos parte dele.

    Tatiana.2o.G,noite.

    ResponderExcluir
  65. Eu achei muito importante esse texto por que se trata da importancia da leitura a leitura faz parte da nossa vida pra tudo a gente precisa dela eu adorei e achei muito interessante eu e a minha amiga e gente que é muito importante saber ler torna nossa vida mais fácil e comunicativa é muito fundamental no nosso cotidiano até nos ajuda a distrair um pouco a cabeça e pensar e sempre bom ler um livro enfim a leitura é muito importante pra nós bjs Luana e Paoma 20 e 2°G

    ResponderExcluir
  66. eu creio que neste mundo a qual vivemos precismos sim da leitura pois atraves dela conseguimos algo importante o conhecimento,o conhencimento no leva a transpor ideias,ele nos tras novos mundos a serem conhecidos o conhecimeto nos liberta,tira as armodaças quebra as correntes que aprisiona a mente e atraves desta ´´verdade´´ somos livres.

    ResponderExcluir
  67. Como é importante a leitura em nossa vida,é uma viagem de imformaçao e conhecimentos.Devemos incentivar e mostrar a criança a importancia da leitura em nossa vida.
    silvana 2° g

    ResponderExcluir
  68. Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. ´é isso professora ?danielle;fabiene;24,04 2G noite

    ResponderExcluir
  69. leitura e muito inportante para u conhecimento do aluno no dia dia pois é interessante falar nas escolas ensetiva os aluno gosto de lér lyndson fagner 2 g noite

    ResponderExcluir
  70. A leitura é sem duvidas uma ferramenta muito importante em nossas vidas,pois sem ela não conseguiríamos expressar os sentimentos pelas pessoas e pelas coisas que passam em nosso dia-a-dia.
    As vezes a leitura nos da sentimentos,bons ou ruíns,depende do que vc lê.
    Uma das primeiras coisas que aprendemos na vida é a leitura,ela é fundamental e é fascinante.
    Estórias em quadrinho e livros são ótimas opçôes para ler e reler;eu mesma adoro reler meus livros,não tenho muitos mas os que tenho gosto muito de ler.
    TH@M@R@ 2o G NOITE!!!!

    ResponderExcluir
  71. a leitura e muito bom que falam e eu acho a leitura
    muito legal que e muito bom para a nosa mente e
    tam bem a leitura e o maximo a leitura e um bom
    conhecimento para nos e para todos e importante
    para a nosa capacidade

    nome hiago sara 2g noite

    ResponderExcluir
  72. Oi, Turma do 2º G! Q prazer encontrá-los novamente! E q felicidade saber q vcs gostaram do texto e sabem da importância da leitura em nossas vidas. É necessário ler cada vez mais, pois só dessa forma seremos leitores críticos de nossa realidade e entenderemos melhor a nós mesmos e os outros. E claro, escreveremos corretamente qualquer texto! Obrigada pela participação de todos vcs no projeto e mais uma vez agradeço de coração a professora Gezilane Lima pelo seu trabalho em incentivar a leitura. Parabéns por sua iniciativa em promover experiências leitoras aos seus alunos e pode contar sempre com o Centro de Multimeios para a realização das mesmas. Um abração! Professora Amparo.

    ResponderExcluir